FIOCRUZ DISPONIBILIZA CURSO ON LINE DE “INTRODUÇÃO À DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA”

No último dia 11 de julho a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) anunciou a abertura do curso de “Introdução à Divulgação Científica” – totalmente à distância, aberto a todos e autoinstrucional, ou seja, o aluno não necessita, neste caso, do acompanhamento de um professor. As inscrições vão até o dia 31 de agosto.

Sobre o curso

O curso, de caráter introdutório, aborda os temas de divulgação científica para qualquer pessoa que esteja interessada pela área. Nele, a proposta é fazer o aluno refletir sobre a importância de aproximar ciência e sociedade, além de oferecer dicas práticas muito proveitosas de como fazer isso através da comunicação: seja em texto, em vídeo ou em redes sociais.

Carga horária de 30 horas, a serem executadas dentro do tempo determinado pelo próprio aluno.

É dividido em dois módulos:

Módulo 1: seis aulas com profissionais da ciência e da divulgação científica, passando pela história da Divulgação Científica no Brasil até iniciativas de projetos como o “Universidade para Crianças”. Também uma série de leituras e vídeos complementares (muito bons!).

Módulo 2: onze aulas com guias práticas e bem orientados, apresentando ferramentas para que o aluno saiba como comunicar da melhor maneira os diversos públicos.

Os objetivos educacionais propõem que, ao final do curso, o aluno seja capaz de:

  • Compreender o percurso histórico da divulgação científica no mundo e no Brasil;
  • Reconhecer a importância de manter um diálogo com a sociedade;
  • Utilizar ferramentas conceituais e práticas para realizar ações de Divulgação científica.

Como se inscrever:

Antes de se inscrever no curso, é necessário possuir um cadastro no sistema do Campus Virtual da instituição. Se você ainda não tem, cadastre- se aqui.

Em seguida, você deve acessar a página de inscrição do curso de “Introdução à Divulgação Científica“. Nela estão disponíveis também informações como os objetivos educacionais, carga horária, metodologia e também o Guia do Aluno.

Ao concluir o curso, o aluno receberá, dentro de 5 dias úteis, o certificado de participação no e- mail cadastrado.

O curso é uma iniciativa da Vice-Presidência Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC/Fiocruz) e do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT), com apoio do Campus Virtual Fiocruz

A divulgação científica deve ser encarada como um exercício de responsabilidade social tanto das instituições quanto de seus pesquisadores, visando o devido retorno a sociedade. Para tanto, é necessário compartilhar o conteúdo científico de maneira adequada ao perfil do público.

Participe e compartilhe! Lembrando que as inscrições vão até 31 de agosto.

Fonte: Portal Fiocruz

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.